A controvérsia do episódio 3 da 4ª temporada escolhida explicada

Os eventos do episódio 3 da 4ª temporada de The Chosen enviaram ondas de choque ao público do programa.

Após um atraso dos cinemas para o streaming, a última temporada do drama histórico de sucesso estrelado por Jonathan Roumie lança novos episódios “duas vezes por semana” a partir de 7 de junho.

The Chosen alertou o público sobre a narrativa “dolorosa” da 4ª temporada, e o episódio 3 cumpriu essa promessa, mas acabou deixando alguns fãs confusos e até frustrados.

(The Chosen Season 4 anuncia janela de lançamento do Disney+ Streaming)

Explicando a controvérsia da 4ª temporada escolhida

Jonathan Roumie como Jesus em Os Escolhidos
Estúdios Anjo

O final do episódio 3 da 4ª temporada de The Chosen não foi apenas trágico, mas também polêmico, já que Jesus não tomou nenhuma atitude.

Uma das longas histórias da série envolvia o romance entre dois seguidores de Jesus, Tomé e Ramá.

Antes dos eventos climáticos do episódio 3, Jesus concorda em abençoar o casamento deles, apesar de o pai de Ramá não ter feito isso. Há uma cena particularmente comovente envolvendo Thomas dando um presente de noivado a Ramah.

Mas no final do terceiro episódio, depois de Jesus curar um homem cego, um debate acalorado entre Jesus e os fariseus começa a ficar fora de controle.

Depois que Thomas encontra Ramah no meio da multidão caótica, o igualmente descontrolado magistrado romano, Quintas, acidentalmente esfaqueia Ramah e a mata.

Isto é seguido por Tomé pedindo a Jesus para curá-la, apenas para Ele dizer que não é hora dela ser curada ou ressuscitada.

A morte de Ramah em The Chosen, temporada 4, episódio 3
Estúdios Anjo

A reação do público à cena foi multifacetada. Alguns acreditam que a resposta e a falta de ação de Jesus são biblicamente imprecisas e contrárias à sua natureza. Outros expressaram insatisfação com o enredo fictício porque não está na Bíblia.

Por exemplo, @RageBot_ no X (anteriormente Twitter) postou que The Chosen levou a história de Ramah “muito longe:”

“‘The Chosen’ levou longe demais o enredo (completamente fictício) de Ramah. Isso distrai e dilui uma história incrível. É uma pena que os escritores tenham sentido a necessidade de aumentar a história de Cristo de uma forma material.”

Enquanto isso, @amleeftink também apontou no X como a história fictícia de Ramah finalmente “ofuscou” Jesus curando o cego, um evento que ocorreu na Bíblia:

“A cura por Jesus do homem cego nascido (em Jeruzalém, não em Cafarnaum) é uma grande história na Bíblia. É uma pena que esta história seja ofuscada pelo assassinato de #Ramah em @thechosentv s4e3.”

@jdrealestatetx postou que Jesus não ressuscitar Ramá “não é bíblico” e “algo NÃO está em sua natureza:”

“Dallas Jenkins permitir que Ramah morra, que está noivo de Thomas, não é nada bíblico. No entanto, ele concentrou grande parte do episódio 4 na caminhada fúnebre, até que o pai dela assumiu o controle da carroça. E Jesus não a ressuscitou, novamente, é algo que NÃO é sua natureza.”

Por último, @agyeitah destacou que “Jesus não perdeu nenhum de seus discípulos:”

“Acho que matar Ramá foi bastante antibíblico. Jesus não perdeu nenhum de seus discípulos.”

Por que os escolhidos mataram Ramah?

A reação ao Episódio 3 é algo que The Chosen conhece e abordou abertamente mais de uma vez.

Em um e-mail promocional do programa, The Chosen até se referiu ao episódio da 4ª temporada como “o mais polêmico até agora” e reconheceu como “realmente atingiu os fãs:”

“Nosso episódio mais polêmico até agora?… Agora, no episódio três, tudo muda. Este episódio – talvez mais do que qualquer outro anterior – realmente tocou os fãs. Mesmo os membros de nossa própria equipe não sabiam como processar tudo isso desce.”

Durante a transmissão ao vivo do episódio 3 em 9 de junho, o criador, showrunner e diretor da série Dallas Jenkins discutiu a escolha, dizendo como eles queriam incluir verdades espirituais não apenas dos Evangelhos, mas “de toda a Bíblia”.

Ele também reconheceu que “o que você acabou de ver não é algo que aconteceu nas Escrituras”, mas é “algo que as pessoas passam todos os dias em todo o mundo”.

Jenkins observou que The Chosen acreditava que “era essencial levantar algumas dessas questões difíceis” e que não era “algo que consideramos levianamente, não é algo que fizemos só porque.”

Visto que a primeira série sobre o ministério de Jesus e seus seguidores nunca afirmou ser uma adaptação direta da Bíblia ou uma substituição, liberdades e licença criativa são esperadas e indiscutivelmente necessárias para o meio de TV.

Ainda assim, o retrato da resposta de Jesus à morte de Ramá é diferente.

Embora o objetivo fosse mostrar o que os produtores acreditam ser uma verdade bíblica, nem todos os telespectadores e aqueles dentro da fé cristã concordam com essa avaliação.

Para aumentar a polêmica está o fato de o programa ter contado com um evento fictício para comunicá-lo. Ao fazer isso, pode ter ofuscado um evento biblicamente exato, no qual Jesus teve uma resposta oposta.

Espera-se que os eventos do Episódio 3 continuem no Episódio 4 e ao longo da quarta temporada da série.

O episódio 4 de The Chosen estreia na quinta-feira, 13 de junho às 20h30 horário do leste dos EUA no YouTube, no aplicativo gratuito de The Chosen e nas plataformas de mídia social do programa.

As temporadas 1 a 3 estão sendo transmitidas no Disney +, Hulu, Amazon Prime Video e Peacock. A primeira temporada está sendo transmitida pela Netflix.

Confira outras histórias sobre Os Escolhidos abaixo:

Onde assistir a 4ª temporada de The Chosen gratuitamente – Detalhes do aplicativo de streaming

O Escolhido: Veja por que o ator de Philip deixou o programa

Controvérsia sobre lançamento de streaming da 4ª temporada escolhida e rescisão de contrato de estúdio explicada pelo criador Dallas Jenkins