A controvérsia da cena escolhida da 4ª temporada explicada

Uma cena específica do episódio 3 da 4ª temporada de The Chosen despertou bastante polêmica entre os fãs.

O drama de sucesso da TV baseado na fé, que segue a vida de Jesus Cristo, está no meio de sua 4ª temporada – que levou os fãs aos cinemas graças a um lançamento na tela grande nos EUA.

Até agora, o quarto lote de episódios continuou a jornada de Jesus entre seus discípulos, provocando uma mudança futura de Judas, conforme visto na Bíblia.

(Cronograma de episódios da data de lançamento da 4ª temporada escolhida (oficial))

A 4ª temporada escolhida perturba os fãs

Ramah em Os Escolhidos
O escolhido

O último episódio do sucesso de TV baseado na fé, The Chosen Season 4, fez com que alguns compartilhassem sua consternação online quando Jesus Cristo, de Jonathan Roumie, tomou uma decisão polêmica.

O episódio 3 da quarta temporada da série está nos cinemas há algumas semanas – antes de sua eventual estreia no streaming em uma data atualmente desconhecida – com esta parcela em particular vendo Jesus sair do esconderijo e confrontar os fariseus.

O ponto em que alguns mostraram a sua dissidência ocorreu numa sequência no final do episódio em que Jesus se recusa a curar Ramá, um antigo vinter das Planícies de Sharon.

Em meio ao conflito de Jesus e seus discípulos com os fariseus, Ramá é esfaqueado. Ela finalmente morre com Jesus recusando seus serviços de cura e possivelmente salvando-a.

Alguns fãs acreditam que isso vai firmemente contra o caráter de Jesus Cristo, pensando que ele teria salvado seu amigo e recorrendo às redes sociais para compartilhar sua consternação.

Usuário X (anteriormente Twitter) Dlave33 postado em resposta a um Perguntas e Respostas sobre os episódios, dizendo “Eu fui um daqueles muito chateados (com o episódio 3)”, potencialmente apontando para a decisão do personagem principal da série enquanto os escritores criavam uma fissura entre ele e alguns de seus discípulos (particularmente Judas), algo que ele acha que não precisa ser feito:

“Fui um daqueles que ficaram muito chateados, mas apreciei essa discussão no final. Discordo, mas confio que os escritores estão trabalhando com amor e fé em Jesus”.

YusukeSZN responderam no mesmo tópico, dizendo que acham que este momento controverso poderia – embora chamasse a atenção no momento – “acabar beneficiando a 4ª temporada:”

“Acredito que, embora a ‘cena’ do episódio 3 pudesse ter sido tratada melhor, o ‘jogo longo’ acabará funcionando em benefício da 4ª temporada, como disse Dallas. uma perspectiva de ‘escrita’ – teologicamente, espiritualmente e emocionalmente, acredito que todas essas serão decisões justificadas de escrita.”

X usuários gostam ChatahGG expressaram seu desacordo com a cena polêmica, postulando que esta é uma “cena fictícia”, enquanto o resto da série foi (em suas palavras) “(eventos) falados” que aconteceram na Bíblia:

“A ‘resistência’ de sua esposa ao compartilhar a experiência pós-Calvário de um amigo não valida a representação da ‘cena ficcional’ de Jesus pré-Calvário recusando o pedido de Tomé. Todo mundo conhece alguém que não recebeu pós-Calvário, mas isso não muda o que foi tem sido falada.”

E esse parece ser o maior ponto de discórdia com esta sequência específica de The Chosen. Para uma série que seguiu seu material de origem tão de perto quanto possível, alguns acham estranho que tenha sido aí que os criadores optaram por se desviar.

Nas perguntas e respostas do escritor da série de episódios, Tyler Thompson, justificou a escolha dizendo que tudo faz sentido para os fãs permanecerem até o final da temporada:

“Ele diz na Bíblia e mais tarde na temporada: ‘Eu permiti que algo ruim acontecesse e que causou muita dor a muitas pessoas’, mas ele até diz: ‘Tenho um propósito nisso, para que a fé de outras pessoas possa crescer. ‘”

Embora o episódio 3 da 4ª temporada de The Chosen tenha levantado algumas sobrancelhas entre os fãs, isso não significa que a série estava errada por sua mudança polêmica.

Jesus não se oferecendo para curar Ramá, enviou ondas de choque através do público da série.

Até agora, Os Escolhidos permaneceu bastante próximo dos acontecimentos da história bíblica, fazendo pequenas mudanças, mas mantendo os valores fundamentais e as batidas narrativas que os cristãos de todo o mundo passaram a conhecer.

Então, é claro, um momento como esse vai causar um aperto de pérolas, fazendo a maior mudança na história bíblica que a série tem até hoje.

No entanto, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Afinal, trata-se de uma adaptação.

Quando se trata de adaptar algo para a tela grande ou pequena, às vezes é necessário tomar algumas liberdades narrativas para melhor se adequar ao meio.

Conforme apontado pelo criador da série Dallas Jenkins durante uma sessão de perguntas e respostas sobre o programa, “A história de Thomas e Ramah” é “parte de uma narrativa maior:”

“A história de Thomas e Ramah e o que aconteceu no final do episódio 3 é absolutamente natural – quero dizer, estamos planejando isso desde a primeira temporada, mas é parte de uma narrativa mais ampla. verdade da Bíblia.

Nós não somos a Bíblia. Não estamos nem no mesmo universo de importância e inspiração da Bíblia. Mas há uma semelhança: as coisas devem estar no contexto e você me lembrou disso alguns dias atrás. Algumas dessas verdades do evangelho estão no contexto de uma verdade com V maiúsculo maior.”

Sua esposa e colaboradora Amanda Jenkins acrescentou: “acho que o personagem de Ramah é extra-bíblico, e então o que aconteceu com ela foi extra-bíblico”, mas os temas presentes são aqueles encontrados na Bíblia:

“Uma das reclamações constantes que recebemos é que isso não é extra-bíblico. E eu concordo com isso em parte. Acho que a personagem de Ramah é extra-bíblica, então o que aconteceu com ela foi extra-bíblico. Mas o tema está nas escrituras. O tema da soberania de Deus, o tema do sofrimento, o tema da perda. Essas coisas estão nas escrituras. E assim, como escritores, os caras não estão apenas puxando de uma história para outra, mas eles estão tendo que tecer histórias junto com todas as Escrituras e outras mensagens teológicas e similares.”

Ela continuou, os criadores estão “usando este enredo de Ramá para dizer uma série de coisas não apenas para unir o conteúdo bíblico real”, mas também abordando “toda a Escritura:”

Eles estão apenas usando esse enredo de Ramá para dizer uma série de coisas, não apenas para unir o conteúdo bíblico real, mas também há apenas temas em toda a Escritura que iremos abordar através deste programa de ficção histórica”.

Embora possa não ter acontecido no livro em que a série se baseia, essa mudança poderia ter sido feita para adicionar profundidade aos personagens de The Chosen e explorar novos caminhos sobre o que significa ser um ‘salvador’.

Sim, para aqueles que têm gostado de ver a história bíblica ganhando vida na tela, esta cena controversa pode ser uma surpresa, mas esses céticos deveriam pelo menos ver a história antes de fazer um julgamento sobre a qualidade do show.

A 4ª temporada de The Chosen está agora em exibição nos cinemas dos Estados Unidos.

Leia mais sobre Os Escolhidos abaixo:

The Chosen Season 4 recebe atualização de lançamento em streaming (oficial)

Data de lançamento e programação restante do episódio 4 da 4ª temporada escolhida

The Chosen Season 4: Novos pôsteres de 12 personagens principais lançados (fotos)