Filmes Filmes de ficção científica Como Gattaca, ficção científica que altera a genética, de 1997, ganhou seu título

Fotos de Columbia por Debopriyaa DuttaSept. 7 de outubro de 2024, 18h45 EST

Esta postagem contém spoilers de “Gattaca”.

Apesar do orçamento apertado, “Gattaca” de Andrew Niccol sempre pareceu presciente, com seu enredo de futuro próximo sobre o determinismo genético empreendendo uma exploração da discriminação social em nível de raiz em um mundo desprovido de privacidade significativa. Aqui, os avanços tecnológicos nos estudos genéticos levaram a uma base de dados de registo genético – um livro de regras que classifica os humanos em categorias problemáticas, decidindo quem é mais “válido” em termos do seu valor para o desenvolvimento social e o avanço científico. Indivíduos concebidos naturalmente tendem a ser chamados de “inválidos”, pois são considerados suscetíveis a doenças ou aberrações genéticas. Vincent Freeman (Ethan Hawke) é um desses homens, que só pode sonhar em ser astronauta, mas nunca concretiza tais ambições… a menos que recorra a meios não convencionais, como roubo de identidade.

Embora a sociedade em “Gattaca” não tolere legalmente a discriminação genética, aqueles que são rotulados como “inválidos” enfrentam discriminação a cada passo, uma vez que os seus nascimentos são considerados como algo que depende da fé, em oposição à natureza clínica da selecção genética. Vincent é levado a se sentir inferior por seus próprios pais, já que seu irmão, Anton – que foi concebido por seleção genética – serve como um lembrete constante da chamada inferioridade genética de Vincent e do fato de que ele é suscetível a condições médicas e não está apto para certas profissões. Mesmo quando se procura um emprego inicial, o perfil genotípico é galopante, onde qualificações, inteligência ou perspicácia empresarial não significam nada em comparação com um perfil genético “superior”.

O ponto crucial de “Gattaca” são os esforços de Vincent para se passar por Jerome Eugene Marrow (Jude Law), um ex-nadador com um perfil genético extraordinário que atualmente está em uma cadeira de rodas após um acidente de carro. Jerome oferece de bom grado a Vincent a oportunidade de incorporá-lo – tornar-se uma “escada emprestada” – em troca de um estilo de vida luxuoso e sustentado. Mas à medida que a própria trama do filme investiga as complexidades da composição genética e do DNA, o que o termo “Gattaca” realmente significa?

Como o termo Gattaca se relaciona com os temas do filme

Fotos de Colômbia

Para simplificar, o termo “Gattaca” foi criado com as quatro letras utilizadas para identificar as quatro nucleobases do DNA, nomeadamente GATC: guanina, adenina, timina e citosina. Cada motivação ou instinto pessoal no filme é completamente definido pelo desejo de um indivíduo de reforçar ou ir contra seu determinado perfil genético (e como ele é percebido pela sociedade como um todo), com os sonhos de Vincent no centro da luta para provar seu valor. valioso. Mesmo depois que Vincent “se torna” Jerome, ele precisa ter cuidado para nunca deixar nenhuma marca genética própria e precisa constantemente pegar emprestado o DNA de Jerome para mascarar sua própria identidade; é uma farsa literal que acontece até que Vincent seja aprovado para uma missão na Gattaca Aerospace Corporation.

“Gattaca” constantemente compara as expectativas em torno de um indivíduo dito “válido” contra a forma como essas expectativas se manifestam na realidade, desafiando as noções de perfeição e superioridade de várias maneiras. Um tema recorrente é o jogo do frango que Vincent e seu irmão Anton brincavam quando crianças, que o primeiro nunca ganhou, exceto pouco antes de sair de casa quando era adolescente. Depois de se reunir com seu irmão já adulto, Vincent vence o jogo novamente enquanto salva Anton de se afogar pela segunda vez, apesar de ser socialmente considerado o “mais fraco”. Vincent revela que foi capaz de vencer o jogo quando adolescente por não conservar sua energia ou se preparar para a viagem de volta: um sentimento que se completa quando Vincent parte para a missão no espaço, sabendo que está deixando a Terra para trás com um sensação de agridoce.

Gattaca explora identidade e perfil através de lentes de ficção científica

Fotos de Colômbia

A natureza injusta e fútil do determinismo genético empregado em “Gattaca” também é percebida no arco de Jerônimo. Quando ocorre um assassinato na Gattaca Aerospace Corporation, pouco antes da missão espacial a Titã, o diretor da missão Yosef (Gore Vidal) desafia a noção de que ele seja um suspeito de assassinato, exibindo seu perfil genético. “Você não encontrará um osso violento em meu corpo. Dê outra olhada no meu perfil, detetive”, ele zomba, como se seu DNA fosse destinado a fornecer uma prova irrefutável de sua inocência, em comparação com o de alguém que é “provável”. ter cometido um crime. Ironicamente, é revelado que Yosef foi quem cometeu o assassinato, invalidando completamente a premissa instável do determinismo genético, ao mesmo tempo que critica os perigos do tipo de perfil que vemos na vida real com base na raça e na classe social.

A situação de Jerônimo é comovente, pois destaca as armadilhas de dividir os humanos em categorias destinadas a atribuir seu valor ou valor. Embora o perfil genético de Jerome seja brilhante e chegue o mais próximo possível da definição científica de perfeição, ele ganhou a prata nas Olimpíadas, o que o levou a se jogar na frente de um carro. Esta revelação pinta o desejo sincero de Jerome de emprestar sua identidade sob uma luz diferente: ele nunca foi capaz de corresponder às expectativas altíssimas que seu perfil genético sugeria, levando a uma auto-aversão agravada que o levou a paralisar-se. O sentimento de “escada emprestada” decorre de emprestar a ilusão de seu DNA perfeito a alguém que pode estar à altura dele, como Vincent, que prova seu valor como astronauta apenas com base no mérito.

Vincent frustra o destino traçado ditado por sua composição genética, enquanto Jerome encurta sua longa vida útil cientificamente comprovada para fazer isso acontecer. Nada é jamais imutável – nem mesmo os padrões estabelecidos pelo DNA genético. Eu me pergunto se algum dia veremos a série de TV “Gattaca” que estava em desenvolvimento na Showtime no ano passado…