Martin Scorsese: primeiros detalhes de seu filme sobre a vida de Jesus revelados por trecho do roteiro

Martin Scorsese: primeiros detalhes de seu filme sobre a vida de Jesus revelados por trecho do roteiro

Enquanto Martin Scorsese continua a desenvolver seu já anunciado filme sobre a vida de Jesus Cristo, surge um primeiro olhar sobre o projeto graças a um trecho do roteiro contido no livro de seu consultor, padre Antonio Spadaro.

Martin Scorsese na sala de dublagem de Shark Tale

Martin Scorsese na sala de dublagem de Shark Tale

Como revela a Variety, o padre Spadaro Spadaro publicou um trecho do primeiro rascunho do roteiro e uma série de conversas que teve com Martin Scorsese em seu novo livro, Diálogos sobre a Fé. O último capítulo do livro, intitulado Roteiro de um possível filme sobre Jesus, é um texto de 20 páginas que Scorsese entregou a Spadaro dando-lhe permissão para publicá-lo. Embora o texto seja um primeiro rascunho e não o roteiro real com o qual Scorsese trabalhará para o filme, ele oferece uma visão das motivações do diretor e da abordagem do filme. “Quando a ideia de fazer cinema começou a se concretizar, eu tinha em mente fazer um filme sobre Cristo no mundo moderno, com roupas modernas, rodado em 16mm e em preto e branco nas ruas de Nova York”, dissemos. leia em ‘extrato.

Martin Scorsese e a fé

Martin Scorsese

Um retrato de Martin Scorsese

Padre Spadaro, diretor da revista jesuíta La Civiltà Cattolica, falou sobre seu relacionamento com Scorsese e suas inúmeras conversas com o diretor vencedor do Oscar antes de participar de uma conferência no Vaticano em maio passado, onde Scorsese havia anunciado sua intenção de fazer um filme que contasse de Jesus Cristo. Spadaro conheceu Scorsese depois que um de seus irmãos jesuítas ajudou o diretor durante a produção de Silêncio. Falando sobre o significado do filme, ele antecipou: “É ainda um trabalho em andamento. Mas o que mais me impressiona é que em última análise não é apenas uma reflexão sobre a figura de Jesus, mas também uma reflexão sobre o seu cinema. como pudemos perceber neste primeiro rascunho, Scorsese relê a sua produção cinematográfica anterior a partir desta perspectiva, por isso percebo que este filme será parte integrante do seu percurso como artista e que lhe proporcionará esclarecimento para interpretar o que fez até agora .”

Scorsese, recém-saído de Killers of the Flower Moon, provocou sua intenção de aparecer em uma participação especial no filme sobre Jesus, os 80 Minutos, que deve entrar em produção até o final do ano. Scorsese admitiu que os espectadores podem rejeitar o filme devido ao assunto, mas espera que mantenham a mente aberta.

Vida de Jesus: o que sabemos sobre o filme de Martin Scorsese

O trecho do primeiro rascunho do roteiro

A cena está imersa na escuridão.

Uma imagem pintada do rosto de Jesus é subitamente iluminada. Então, com a mesma rapidez, desaparece novamente na escuridão.

EDIÇÃO RÁPIDA de uma série de imagens: uma simples cruz de madeira pendurada acima de uma cama bem feita em um apartamento residencial… janelas de igreja com cenas da vida de Jesus… uma escultura de mármore de Maria segurando o corpo de Jesus nos braços … uma pequena cruz dourada ao lado de uma imagem de Jesus orando em direção ao céu… uma criança sentada em uma mesa olhando para a cruz ao lado de complexos desenhos coloridos para um filme de ficção chamado A Cidade Eterna.

Outras imagens de Jesus: outros retratos de família produzidos em massa, pequenas imagens em movimento de Intolerance, e depois de The King of Kings, de The Robe of Henry Koster e da versão sonora de _The King of Kings.

VOZ: Como milhões de outras crianças ao redor do mundo, cresci rodeado de imagens de Jesus, todas baseadas em uma ideia comum de sua aparência e comportamento: bonito, com maravilhosos cabelos e barba longos, asceta, piedoso…

Uma cena de O Evangelho Segundo Mateus, o Sermão da Montanha, de Pasolini.

VOZ: Quando a ideia de fazer cinema começou a se concretizar, eu tinha em mente fazer um filme sobre Cristo no mundo moderno, com roupas modernas, rodado em 16mm e em preto e branco nas ruas de Nova York, com apóstolos de terno e gravata em corredores velhos, descascados e desgastados, com a crucificação ambientada nos cais do West Side e policiais em vez de centuriões… meu mundo. Mas então vi o Cristo de Pasolini. O cenário não era moderno, mas a sensação que transmitia era. Havia o imediatismo de Cristo. Pasolini nos mostrou um Jesus que muitas vezes era quente e irado. Quem lutou… Seu filme tornou supérfluo o que eu tinha em mente, mas me inspirou a continuar.